O novo modelo de edital para a concessão da BR-381 foi aprovado, nesta quinta-feira (14) pela diretoria da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). O objetivo é que com as mudanças, a estrada seja enfim concessionada após três tentativas.
Para o senador Carlos Viana (Podemos-MG), um dos grandes defensores de uma solução para a rodovia, o novo texto que será apresentado ao mercado poderá trazer empresas interessadas no leilão.
“A retirada do edital dos lotes 8A e 8B, referentes ao trecho entre Belo Horizonte e Caeté, deixando essa parte à cargo do Governo Federal é uma notícia que nos traz esperança, mas ao mesmo tempo, precisamos deixar bem claro que é o trecho mais difícil a ser feito. Por isso, vou continuar trabalhando para que realmente essa obra aconteça”, disse Viana ao lembrar que o DNIT não estabeleceu prazo para a obra.
O trecho deixado para o poder público para ser duplicado tem 31 km além de centenas de famílias que terão que ser retiradas e indenizadas.
O investimento total previsto na concessão será de R$ 9,3 bilhões, sendo R$ 5,5 bilhões em obras e 3,6 bilhões para operações. A nova proposta prevê a duplicação de 90 km e a criação de 123 km de faixas adicionais. Além disso, serão construídos 10 km de vias marginais e diversos dispositivos de melhoria na circulação de veículos, entre eles 23 passarelas e uma área de escape.
A previsão do governo é que a concessão crie 7 mil empregos diretos e gere aproximadamente R$ 42 milhões em impostos arrecadados por ano para os municípios da área afetada.
O edital segue para apreciação no Tribunal de Contas da União (TCU). Se tudo for aprovado, o leilão pode acontecer no 2º semestre deste ano.
Foto: Agência Senado