Tenho 61 anos, sendo 23 deles dedicados ao jornalismo em televisão, rádio, jornais e revistas. Sou jornalista profissional, especialista em Estratégia de Marketing pelo CEPEAD/UFMG e professor universitário com passagens pela PUC-MG, UNI-BH e Newton Paiva.
Casado há 35 anos com a empresária Solange Viana, temos um casal de filhos e dois netos.
Dá-me agora sabedoria e conhecimento para os governar com competência. Porque quem seria capaz de dirigir sozinho uma tão grande nação como esta? – 2 Crônicas 1:10
Carlos Viana é formado em jornalismo e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro de Pesquisas Administrativas da UFMG. Viana iniciou sua carreira profissional aos 24 anos, quando foi escolhido como representante brasileiro da empresa Deutsche Lufthansa AG para desenvolver projetos de divulgação sobre a Alemanha no estado de Minas Gerais, durante seis anos. Carlos Viana realizou diversas atividades e cursos no exterior, tendo visitado 16 países e levado milhares de brasileiros a conhecer as paisagens e feiras profissionais alemãs. Na época, o escritório da Lufthansa, em Belo Horizonte, se tornou um dos mais lucrativos em todo o Brasil.
Na televisão iniciou como repórter da Rede Minas de Televisão
Entrei na TV Globo após um grande programa de trainee realizado pela emissora em Belo Horizonte, onde centenas de jornalistas participaram. Fui um dos classificados. Após ingressar, fui enviado à TV Bahia, afiliada da Globo, no estado da Bahia. Lá fiquei como repórter por 1 ano.
Ganhou visibilidade ao ser repórter e apresentador do Jornal da Alterosa, exibido pela rede de televisão mineira TV Alterosa. Em 2004, Viana deixou o cargo de apresentador e editor assistente no Jornal da Alterosa, para apresentar e editar o Alterosa Urgente, programa que estreou no dia 16 de junho de 2004 na programação da TV Alterosa, e que tinha como objetivo de mostrar as notícias de maior interesse de Minas Gerais, com informações instantâneas sobre o que de mais importante estivesse ocorrendo em Belo Horizonte.
Em outubro de 2004 foi para os Estados Unidos onde, na cidade de Cliffside Park Nova Jersey atuou como editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper.
Ao voltar para o Brasil, foi contratado pela Rádio Itatiaia em 2007 para apresentação do programa Plantão da Cidade.
Neste mesmo período, atuou como âncora do programa de jornalismo e cobertura policial Balanço Geral, exibido pela TV Record Minas, programa que comandou por quase um ano.
No rádio, Viana atuou como apresentador do Plantão da Cidade, programa transmitido pela rádio Itatiaia, até 15 de dezembro de 2018.
Filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) em abril de 2018 anunciou que seria candidato a uma das duas vagas de senador nas Eleições estaduais em Minas Gerais em 2018.
Em dezembro de 2018, anunciou ingresso no Partido Social Democrático (PSD), tendo a filiação abonada em fevereiro de 2019.
2021-2022 – Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
2022-2023- Partido Liberal (PL) – Pré-candidato ao Governo de Minas Gerais.
Em 2023, me filiei ao Partido Podemos. Fui eleito o melhor senador do Brasil em apresentação de projetos de lei.