Após onze anos de espera, os produtores de frutas do Norte de Minas Gerais, em especial das cidades de Janaúba e Nova Porteirinha, terão mais tranquilidade e subsídios para trabalhar e produzir toneladas de frutas que geram renda e riqueza para a região.
O tão sonhando canal de irrigação do Gorutuba foi reformado e modernizado. A primeira fase da obra foi entregue nesta quinta feira (2). Um dos grandes responsáveis por tornar o projeto viável foi o senador Carlos Viana (PL), que desde o início do mandato, em 2019, trabalhou intensamente para este momento.
“Logo depois que assumi o mandato, fiz um compromisso de lutar para a retomada deste projeto que beneficia milhares de produtores. Coloquei cerca de R$ 18 milhões em emendas, por meio da Codevasf, para a retomada da construção do canal e hoje ele está pronto, nesta primeira fase, beneficiando toda uma região”, comemorou o senador.
Viana lembrou os desafios durante as obras e cita o impasse com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que quase atrapalhou o projeto. “Durante as obras, a empresa queria cobrar cerca de R$ 250 mil pela passagem dos dutos do canal. Conversei pessoalmente com o presidente da empresa e conseguimos, pela importância do projeto, a liberação deste pagamento”, recordou o senador Carlos Viana.
O canal vai beneficiar produtores de frutas como manga, banana e outras, manterá mais de 11 mil empregos, gerará economia de água e trará mais desenvolvimento e riqueza para o Norte de Minas.
Além do senador, participaram da solenidade de entrega o prefeito de Janaúba, Zé Aparecido; diretores da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), vereadores e lideranças políticas da região.