A partir de agosto deste ano, os moradores de Minas Novas poderão fazer o procedimento de hemodiálise na própria cidade. Hoje, eles precisam se deslocar para Diamantina, distante mais de 230 quilômetros.
O Hospital Dr. Badaró Junior, mantido pela Fundação Minas Novas, implantou a ala para o tratamento após intenso trabalho do senador Carlos Viana (PL), que destinou à área da saúde do município cerca de R$ 1.5 milhão em emendas parlamentares. Grande parte desse recurso foi usada para a compra dos aparelhos para hemodiálise.
São 16 máquinas para sessões, que poderão atender a mais de 60 pessoas por dia em um primeiro momento. Em breve, esse número será aumentado para 96 pessoas diariamente. Além de Minas Novas, a população de outros 12 municípios será beneficiada com o serviço de hemodiálise: Capelinha, Turmalina, Chapada do Norte, Veredinha, Leme do Prado, José Gonçalves de Minas, Aricanduva, Vargem da Lapa, Angelândia, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas e Água Boa.
“Estamos dando condições de um tratamento digno à população. É inacreditável o paciente ter que pegar mais de 4 horas em uma estrada para fazer a hemodiálise. Esse é o meu papel como Senador, buscar recursos para atender e proporcionar uma vida melhor aos que mais precisam”, disse o senador Carlos Viana.
O prefeito de Minas Novas, Aécio Soares, e o deputado estadual Arlen Santiago também foram fundamentais no processo de busca de recursos para o término das obras da nova ala de hemodiálise. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões no hospital.