Debater a concessão, duplicação e melhorias na rodovia federal BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares (MG), será tema de audiência pública, proposta pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), na Comissão de Infraestrutura.
No pedido, o senador propõe a participação de representantes do Ministério dos Transportes; da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); da Infra S.A; e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Na justificativa, o parlamentar mineiro ressalta a importância da estrada para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “Essa rodovia é considerada fundamental para o escoamento da produção industrial, mineral e agrícola, bem como para o transporte de passageiros entre diversas cidades e regiões do país. É preciso que a concessão seja feita da melhor maneira possível para que não aconteça como em outras estradas concessionadas, onde as empresas vencedoras não conseguiram cumprir os contratos”, disse Viana.
Ainda na justificativa, Viana ressalta os problemas relacionados à BR-381. “Essa rodovia têm um robusto histórico de insucessos em suas modelagens de desestatização que transpassa o tempo e as cores partidárias. Em 2002, após 8 anos de obras, foi entregue a duplicação dos 562 km do trecho conhecido como Rodovia Fernão Dias, entre Belo Horizonte e São Paulo. As tragédias que se sucederam às obras de melhorias, em 2015, com alargamentos e correções de curvas, e da duplicação de 305 quilômetros, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, que começou em 2014 e não terminaram até hoje”, explica.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-381 é a estrada que mais mata em Minas Gerais. Somente em 2022, foram registrados 154 mortos entre as divisas mineiras com São Paulo (Fernão Dias) e o Espírito Santo. A segunda estrada mineira mais violenta de 2022 foi a BR-040, entre as divisas dos estados de Goiás e do Rio de Janeiro, com 128 óbitos em acidentes, segundo a PRF.
Ainda não há data definida para o encontro.