O queijo de Minas, em especial os produzidos na cidade de Porteirinha, na chamada região da Serra Geral, é conhecido e premiado em todo o mundo. E para estimular ainda mais a produção e deixá-la ainda mais profissional, está sendo construída a Casa do Queijo, no município.
A obra está sendo erguida com recurso de emendas de R$ 500 mil do senador Carlos Viana (Podemos-MG) e tem previsão de ficar pronta em 2025.
O queijo em Porteirinha e na região da Serra Geral movimenta mais de R$ 10 milhões por ano, gerando cerca de 5 mil empregos. Dados recentes da Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Serra Geral (APROQUEIJO) apontam que há mais de 2 mil produtores e cerca de 180 queijarias. Os números fazem com que a cidade ocupe o 8º lugar na produção de leite em todo o estado de Minas Gerais. A produção média mensal de peças de queijo somente em Porteirinha é de 210 mil.
“A chegada da Casa do Queijo, além de oferecer mais capacitação aos produtores e com isso melhorar ainda mais a qualidade do queijo, será um espaço para exposições dos produtos e cursos. A Casa do Queijo vai gerar mais emprego e renda e se tornará um local que poderá também alavancar o turismo na região”, explica o senador Viana.
Recentemente, em Blumenau (SC), no “Prêmio Queijo Brasil”, os queijos de Porteirinha conquistaram nove medalhas, sendo quatro de ouro e cinco de prata.