Viana defende inclusão de estudos sobre mudanças climáticas e proteção ambiental na educação básica

Projetos pedagógicos relacionados às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade, aos riscos e emergências socioambientais deverão fazer parte de estudos e pesquisas na educação básica e no ensino superior.

Relatado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), o Projeto de Lei 6.230/23, da Câmara dos Deputados, modifica a Política Nacional de Educação Ambiental para estabelecer que as instituições de ensino deverão estimular os estudantes a participar de ações de prevenção e diminuição das mudanças climáticas.

“É urgente que os jovens tenham atenção às preocupações com a mudança do clima, adaptação aos seus efeitos adversos, desastres socioambientais e perda de biodiversidade. São temas atuais e relevantes que impactam a sociedade e o futuro do nosso planeta”, disse Carlos Viana.

Ainda de acordo com o texto, todas as atividades e pesquisas da educação ambiental também deverão desenvolver instrumentos e metodologias para assegurar a efetividade das ações educadoras de prevenção às alterações climáticas.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e agora será analisado na Comissão de Educação.

Foto: Agência Senado

Deixe um comentário