No dia 5 de novembro é comemorado o Dia da Ciência e Cultura. A data foi escolhida em 1979. Uma homenagem ao escritor, político e historiador Rui Barbosa, que faz aniversário nesta data.
O objetivo da comemoração é estimular a expressão cultural e a produção de conhecimento científico em todo o país. E, nos tempos em que vivemos hoje, a cultura e o desenvolvimento da ciência são essenciais para a busca de respostas de tantos males que assolam a sociedade e para o crescimento das gerações de riquezas das nações.
“Com a cultura construímos valores e conceitos sociais e coletivos e com a ciência somos capazes de buscar conhecimento com métodos científicos que ajudarão no desenvolvimento de uma sociedade e no crescimento tecnológico de um país”, ressalta o senador Carlos Viana (PSD).
As duas práticas caminham juntos e tem na educação o seu pontapé inicial. É com uma boa educação que as pessoas são estimuladas a desenvolver pensamentos científicos e críticos e consequentemente obter respostas paras situações difíceis.
Um exemplo: a ciência é fundamental para a geração de patentes. Com isso, ocorre a produção de riquezas e desenvolvimento dos países. É com a ciência e com pessoas preparadas, que a sociedade se torna mais forte e segura.
Outro exemplo, somente com pessoas que tem acesso à cultura que podemos achar respostas para tantas intolerâncias que machucam o mundo, como por exemplo a religiosa, a de raça e a de gênero.
O Brasil e todos os países devem apostar e investir nas duas áreas para que possamos ser mais fortes socialmente e democraticamente. Sem educação, cultura e ciência nenhum país enfrentará todos os desafios apresentados.