fbpx

“Israel pode ajudar o Brasil na identificação de terroristas que atuam em nosso território”, diz Carlos Viana

A comitiva de parlamentares brasileiros chefiada pelo senador Carlos Viana já teve diversas reuniões em Israel na quarta-feira (6) e nesta quinta-feira (7). Encontros com parlamentares israelenses e com o alto escalão dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa do país irmão.

Viana ressaltou que a visita não é apenas levar apoio no direito de defesa de Israel, mas, também, estreitar as relações econômicas e de segurança entre os países. “Israel pode muito contribuir com o Brasil no combate ao terrorismo. Recentemente, foi Israel que ajudou a polícia brasileira na prisão de duas pessoas no Brasil que recebiam financiamento do grupo terrorista Hezbollah e que, possivelmente, poderiam atacar o nosso país”, disse.

O senador mineiro explicou que as autoridades israelenses estão preocupadas com a infiltração de células terroristas na América do Sul, em especial no Brasil. “Há relatos e fatos que terrorista estão buscando países como o nosso que não tem políticas de combate ao terrorismo para poder agir. Além disso, grupos terroristas estão financiando facções criminosas no Brasil. Nosso país tem uma fronteira muito grande e isso facilita essa entrada. Israel tem expertise nessa questão e pode muito ajudar o Brasil a identificar possíveis criminosos em nosso território”, explicou Carlos Viana.

As autoridades israelenses demonstraram preocupação com as narrativas que estão sendo espalhadas ao redor do mundo em relação à guerra e a ajuda à população civil palestina. Nos encontros, tanto no Parlamento quanto no Ministério das Relações Exteriores, as autoridades disseram, “que não há restrição ou proibição de entrada de medicamentos, comida e água na Faixa de Gaza”, relataram.

Além de Viana, participam da viagem o deputado federal Sargento Gonçalves e a deputada Carla Zambelli.