fbpx

“Investir no Jaíba e nos produtores de frutas é caminho para o desenvolvimento do Norte de Minas, diz Viana”

O senador Carlos Viana (PSD-MG) visitou, na quinta-feira (26), juntamente com um comitiva da Codevasf, as obras do canal de irrigação do Jaíba, no Norte de Minas, considerado uma referência no Brasil e na América em relação a produção irrigada de frutas.

O projeto do Canal começou há mais de 40 anos e ficou parado por falta de investimentos. No ano passado, o governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), voltou a investir no canal de irrigação. Recursos para limpeza e desassoreamento do canal, com o objetivo de garantir a segurança hídrica do empreendimento começaram a ser feitos. Parte deste recurso foi por emenda parlamentar do senador Carlos Viana (PSD-MG).

“Jaíba é um projeto muito bem-sucedido pela Codevasf. Com o investimento, os produtores estão conseguindo produzir mais com menos água. E com o desassoreamento do canal, a retomada da produção de frutas está sendo em um ritmo muito maior. Somente no ano passado, enviamos cerca de R$ 5 milhões para as obras”, disse o senador Carlos Viana.

Durante a visita, foi assinado termo de doação de uma máquina de empacotamento de produtos doada pela Codevasf com emendas do senador Carlos Viana para a Cooperativa dos Pequenos Produtores do Projeto Jaíba (COPERJAIBA). “Muito honrado em ajudar uma cooperativa de agricultores que gera renda e empregos na região”, disse Viana.

A Cooperativa tem cerca de 70 cooperados que produzem diversos produtos, dentre eles frutas, verduras e legumes.

Ainda no evento, o senador foi convidado para ser “padrinho”da Rota da Fruticultura do Norte de Minas. Banana, limão, manga, semente de abóbora e batata doce são as principais produções que cercam o canal, que fica localizado entre Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia.

De acordo com a Codevasf, o Projeto Jaíba gera cerca de 12 mil empregos diretos e 20 mil empregos indiretos. A região teve uma safra de mais de 220 mil toneladas de frutas no ano passado. Jaíba tem 550 Km de canais que levam água para terras onde se produz frutas e verduras.