Senador Carlos Viana encerra missão nos EUA: “trabalho positivo”

O Senador Carlos Viana do Podemos de MG, encerrou nesta quarta 30/07, a missão nos EUA na busca por solucionar o tarifaço imposto pelo governo norte-americano de 50% às exportações brasileiras.

No primeiro dia da missão, Viana participou de reunião na Câmara Americana de Comércio, onde foi trazida a preocupação de todas as nações com o tarifaço. Viana sugeriu à Câmara um pedido de adiamento do tarifaço previsto para o dia 1° de agosto.

Já na terça-feira, 29, o Senador esteve no Congresso Americano em diálogo com diversos senadores do Partido Democrata e também com um Senador do Partido Republicano, empenhado em reverter a situação da taxação.

De acordo com o senador, há um entendimento entre os americanos de que não há lógica em penalizar um dos poucos países com os quais os Estados Unidos têm superávit comercial. Viana revelou que alguns congressistas se comprometeram a subscrever um manifesto pedindo o adiamento das tarifas e a reabertura de negociações.

Um ponto considerado crucial pela comitiva é o apoio de grandes corporações americanas, que, segundo Viana, têm interesse direto em manter relações comerciais com o Brasil. “É o setor privado americano que pode abrir caminhos para uma nova negociação”, disse.

Para ele, no entanto, o governo brasileiro demorou a reagir. “Faltou ação mais rápida quando os primeiros sinais foram dados”, criticou. Ele apontou ainda que as tensões geopolíticas envolvendo os BRICS e as tentativas do bloco de reduzir a dependência do dólar contribuíram para o endurecimento da postura americana.

No último dia das agendas, Viana participou de reunião e coletiva de imprensa aos jornalistas. Segundo ele, a visita aos EUA foi extremamente positiva. “Conseguimos que o tarifaço fosse reduzido alguns produtos de suma importância para a relação bilateral e comercial entre os dois países, além da prorrogação do tarifaço para o dia 06 de agosto. Ganhamos tempo com isso. A nossa missão aqui nos EUA foi cumprida, agora podemos respirar com mais tranquilidade que os produtos brasileiros não foram 100% taxados. Agora precisamos que o Brasil retome as discussões e o diálogo com todos os parceiros comerciais”, disse o Senador Carlos Viana.

Além do senador Carlos Viana, participaram da delegação os senadores Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL), Esperidião Amin (PP-SC) e Nelsinho Trad, que lidera a missão.

Deixe um comentário