fbpx

Planejamento será fundamental para a valorização dos profissionais de segurança pública, afirma Carlos Viana

Em encontro com representantes das forças de segurança de Minas Gerais, nesta segunda-feira (16), em Belo Horizonte, o senador Carlos Viana ressaltou a necessidade de o Estado se planejar para voltar a atrair investimentos e diminuir o déficit nas contas públicas, condição necessária para atender às reivindicações legítimas dos profissionais de segurança.

“O que a categoria já alcançou a gente tem de respeitar. É um direito adquirido. No entanto, eles demonstraram preocupação com os benefícios que já conseguiram, principalmente em relação às aposentadorias, que vêm do Tesouro Estadual. É uma conquista histórica, mas o Estado está sem recursos para manter esse benefício. A saída para o futuro governador é planejar para buscar novas receitas e dialogar com a categoria.”, disse Viana, ao lembrar que o déficit do Estado é muito alto.

Viana defende que, para Minas voltar a arrecadar mais, é preciso investir e apoiar, por exemplo, os setores de cultura e turismo. “O nosso estado tem cerca de 390 mil empregos ligados ao turismo. Minas tem mais de 60% do patrimônio histórico do Brasil. Isso é um ativo. Precisamos dar atenção a isso e não depender apenas do setor de mineração. O turismo pode ser uma grande fonte de arrecadação”, ponderou o senador. Ele explicou que as receitas com a mineração deverão cair pela metade em 15 anos.

O parlamentar lembrou ainda que as forças de segurança de Minas estão entre as melhores e mais eficientes do Brasil, e por isso é preciso uma atenção especial. “Um governador entra e sai, mas a polícia continua. Quem vai gerir tem a obrigação de fazer com que essas carreiras tenham uma valorização natural, mas para isso é preciso diálogo e planejamento, atributos não encontrados nestes últimos três anos”, finalizou o senador Carlos Viana.

Participaram do encontro lideranças de mais de 15 entidades. Entre elas: Associação dos Delegados da Polícia Civil de MG (Adepol/MG); Central Única dos Militares do Estado de MG (Cume); Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de MG (AOPMBM); Associação dos Praças do Nordeste Mineiro (APNM); Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de MG (ASPRA); Associação dos Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de MG (ASCOBOM); Associação Mineira dos Agentes e Servidores Prisionais de MG (AMASP); Centro Social dos Cabos e Soldados PM (CSCS); Clube dos Oficiais da Polícia Militar de MG (COPM); Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária dos Estado de MG (SINDASP/MG); Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de MG (SINDEPOMIONAS); Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de MG (SINDPECRI); Sindicato dos Policiais Penais de MG (SINDPPEN/MG); Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de MG (SINDPOL/MG); e Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Socioeducativo do Estado de MG (SINDSISEMG).