fbpx

Sul de MG terá, em breve, ampliação dos serviços do SAMU

Sul de MG terá ampliação dos serviços do SAMU

Muito em breve, cidades do sul de Minas terão a ampliação dos serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Serão 14 novas ambulâncias, sendo 4 de unidades de suporte Avançado (USA) e 10 unidades de suporte básico (USB) que beneficiarão uma população estimada de 1 milhão de habitantes, melhorando a assistência e principalmente diminuindo o tempo resposta nos atendimentos.

As unidades avançadas atenderão as cidades de: Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Extrema e Boa Esperança. Já as unidades básicas ficarão nas cidades de: Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Delfim Moreira, Munhoz, Camanducaia, Heliodora, Pedralva, São João da Mata, Itumirim e Pouso Alto.

“Essa é uma demanda da região que estava parada desde 2019 no Ministério da Saúde. Assim que fui procurado pelo Consórcio de Cidades relatando a demora e a falta de recursos para a liberação das ambulâncias, imediatamente entrei em contato com o Ministério da Saúde e conseguimos dar andamento na solicitação dos municípios. Em breve, assim que for autorizado pelo ministério, as ambulâncias poderão ser entregues”, diz o senador Carlos Viana.

O  Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas Gerais (CISSUL/SAMU), por meio do presidente Diogo Curi Hauegen, que também é prefeito de Caxambu, solicitou ajuda do senador Carlos Viana para agilizar junto ao Ministério a documentação para a liberação das novas 14 ambulâncias de bases descentralizadas na região sul de Minas.

Após o encontro com a equipe técnica do Ministério da Saúde, as pendências foram ajustadas e novos documentos anexados ao processo. Agora falta a liberação dos recurso, que estão no orçamento da União, para que, em breve, o sul de Minas tenha um grande reforço no serviço do SAMU.

O Presidente do Consórcio, Diogo Curi Hauegen, agradeceu o empenho e presteza por parte do senador Carlos Viana e do gabinete, por entender a grande importância desse projeto aprovado desde 30/04/19, para continuarmos na maior das missões que é de ‘’salvar vidas’’ do povo sul mineiro.

Crédito foto: Gabriela Sampaio / ASCOM MS