fbpx

Viana entrega equipamentos para o desenvolvimento de Janaúba

A prefeitura de Janaúba, no norte de Minas, recebeu, no último sábado (1º de Maio), equipamentos importantes para melhorar as condições das estradas e vias rurais e urbanos no município. O maquinário foi repassado ao município pela Codevasf, com emendas do senador Carlos Viana (PSD-MG).

Participaram do evento de entrega dos equipamentos o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes (PSD); o superintendente Regional da Codevasf em Minas, Marcos Câmara; o deputado estadual, Arlen Santiago (PTB), prefeitos de cidades do norte de Minas; entre outras lideranças da região.

Além da motoniveladora  para arrumar as vias da cidade, foram assinados termos de repasse de outras maquinários fundamentais para obras de desenvolvimento do município, como: Uma escavadeira hidráulica, para limpar o canal da avenida dos Gorutubanos (Ecológica) e a calha do rio Gorutuba e uma retroescavadeira para a Associação dos Irrigantes da margem Esquerda do rio Gorutuba (Assieg), que servirá para a realização do serviço de limpeza dos canais de irrigação do Gorutuba, onde a fase 1 das obras deve terminar no primeiro no semestre.

O senador Carlos Viana visitou, com o prefeito e as lideranças, o Hospital Regional de Janaúba. O parlamentar conseguiu, no mês passado, habilitar, junto ao Ministério da Saúde, 18 leitos de UTI para o hospital, atendendo um pedido do prefeito. “É muito importante para as prefeituras essa habilitação, já que quando isso acontece, os leitos passam a ser financiados pelo governo Federal. Com isso, a prefeitura consegue um fôlego financeiro”, disse Viana. O Hospital atende uma região de cerca de 300 mil pessoas.

Viana também se reuniu com os diretores das Universidades: Unimontes, IFNMG e UFVJM, todas as três instituições de ensino tem campus em Janaúba. O senador olhou de perto a obra do Laboratório de Pesquisa em Geotecnologia, que está sendo construído com emendas de R$ 250 mil viabilizadas pelo senador. “Muito feliz em participar desta importante obra. O laboratório beneficiará alunos, professores, produtores rurais, associações, cooperativas e consultores agrícolas da região, por meio dos projetos de extensão (capacitação em geotecnologia e regularização fundiária) e pesquisas (sensoriamento remoto e agricultura digital) desenvolvidas no laboratório. O seja, o laboratório tem um papel fundamental para todos aqui na região”, disse o senador Carlos Viana.

Mais reivindicações

Ainda em Janaúba, o senador Carlos Viana e o deputado estadual Arlen Santiago receberam  alguns outros pedidos. O IFNMG reivindica apoio para a construção do muro do campus do instituto que está sendo construído em Janaúba, na margem da MG-401.

A UFVJM pediu ajuda pela implantação de um acesso ao campus nesta cidade na margem da rodovia BR-122, saída para Montes Claros.

 Já a  Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) entregou um documento em que alerta sobre o fortalecimento de política pública contra pragas que atacam as lavouras, ressaltando que a agropecuária, principalmente a fruticultura, é o sustentáculo socioeconômico da região e o ataque de pragas nas plantações pode provocar colapso ao Norte de Minas. O senador Carlos Viana disse que dará a atenção necessária aos pedidos.