fbpx

Vacinas e recursos para hospitais: as principais demandas dos municípios de MG

A bancada mineira de senadores se reuniu nesta, sexta-feira (23), com a diretoria da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e centenas de prefeitos das cidades de Minas Gerais. Na pauta, os gestores municipais expuseram as principais demandas e prioridades para que os municípios possam sair desta situação difícil em que o país vive.

Ações conjuntas e coordenadas para o enfrentamento à pandemia com a chegada de vacinas, a ampliação dos recursos financeiros aos hospitais e auxílio financeiro aos municípios para o combate ao Covid são os principais clamores dos prefeitos.

Além de ações relacionadas aos problemas da saúde, os prefeitos também definiram com pautas prioritárias: alterar legislação para que, tão somente nesta época de pandemia, não seja obrigatório aplicação de 25% do orçamento na educação; a distribuição de  1% do FPM em setembro (PEC adiantada no Congresso); que os valores gastos com a educação e que estão sendo devolvidos possam ser depositados na conta dos recursos próprios da prefeitura e não na conta do Fundeb, entre outros.

Muitos prefeitos pediram atenção dos senadores para que sejam desenvolvidas ações que possam equilibrar a saúde e a economia.

O senador Carlos Viana (PSD) parabenizou o presidente da AMM, Julvan Lacerda, e disse que a bancada de Minas Gerais no Senado Federal está unida para ajudar os municípios na questão do combate à pandemia e na recuperação do Estado, que ficou anos “esquecido” por representantes políticos. “Estamos trabalhando muito para minimizar os impactos que a pandemia está trazendo a todos e também criando ferramentas para que o Governo Federal possa adquirir mais vacinas e que elas cheguem o mais rápido nas cidades. Além disso, nossa união vai trazer e já está trazendo conquistas importantes. Grandes obras esquecidas voltaram a andar. Investimentos em infraestrutura estão surgindo. Não deixaremos que o Estado seja prejudicado no orçamento. Minas Gerais está voltando a ter a importância que deve ter no cenário nacional”, disse.

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e o senador Antônio Anastasia também participaram do evento e destacaram a união da bancada para ajudar os municípios mineiros. Pacheco avisou que a bancada fará um ofício único para convidar os presidentes da Caixa, Banco do Brasil e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que a Associação possa formalizar a entrega das várias demandas.