fbpx

Vacina contra a Covid desenvolvida pela UFMG próxima de se tornar realidade

Ótima notícia para os brasileiros e mineiros. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já está com estudos e pesquisas avançadas para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (22), o senador Carlos Viana (PSD) participou de uma reunião virtual com a reitora da Universidade, Sandra Regina Goulart Almeida, que atualizou todo o processo de pesquisa sobre a vacinam, que tem o nome de Spintec.

“Desde março estamos trabalhando nos estudos da vacina. E de todas as produções nacionais, somos a mais adiantada, pois já estamos em processo de testes em primatas. Um dado importante, na fase anterior em testes com camundongos a eficácia da nossa vacina foi de 100%”, ressaltou a reitora.
A UFMG vem desenvolvendo expertise na questão da vacina da Covid, já que conseguiu desenvolver testes eficazes que detectam novas variantes do coronavírus e também participou da fase 3 dos testes das vacinas Coronavac e Janssen.

A reitora disse que até o final deste ano deverá estar com o aval da Anvisa para fazer os teste em pessoas, nas duas primeiras fases, e no início de 2022 fará o teste na ultima fase, como mais de 40 mil pessoas. “É muito importante uma produção nacional. Além de ser muito mais barato e rápido, é grande a possibilidade que os brasileiros tenham que tomar esta vacina por alguns anos”, disse a comandante da UFMG, que reiterou que após todos os testes será preciso contar com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a expansão desta produção.

O senador Carlos Viana disse que a UFMG terá todo o apoio necessário para seguir trabalhando no desenvolvimento da vacina. “Podem contar com o meu apoio e compromisso. Inclusive já há recursos de emenda da nossa bancada – deputados e senadores – no orçamento da União para que a Universidade possa seguir neste desenvolvimento da vacina”, disse.

A UFMG está desenvolvendo sete tipos de vacinas. A que está mais adiantada é a do tipo “Quimera Proteica”.

Centro Nacional de Pesquisa e Tecnologia em Vacinas

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, também falou da implantação de um Centro Nacional de Pesquisa e Tecnologia em Vacinas que está em desenvolvimento na UFMG. “Queremos transformar o nosso centro de pesquisa, que hoje é local, em âmbito nacional. Será importantíssimo para o Brasil. Já temos pronto o plano de negócios. Com este centro, vamos desenvolver vacinas, não somente a da covid, para que o Ministério da Saúde tenha mais opção e uma quantidade maior de vacinas para que possamos imunizar a população de diversas doenças”, disse.

O senador Carlos Viana comemorou a iniciativa e, mais uma vez, reforçou o compromisso que trabalhará para que o avanço do centro de pesquisa. “Contem comigo. Será uma prioridade defender no orçamento as verbas necessárias tanto para vacina, quanto para este centro nacional de pesquisa”, concluiu o senador.

Também participaram do encontro a diretora Institucional da UFMG, Maria Elizabeth Duarte, e o assessor, Marcílio Lana.

Crédito da foto: UFMG