fbpx

BR-381 e metrô de BH: avanços importantes

BR-381 e Metrô de BH - Senador Carlos Viana

#BR-381 e metrô de BH

A documentação que trata da concessão da BR-381 já está pronta para deliberação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro. “Acreditamos que com isso, em aproximadamente trinta dias, teremos toda a liberação no Tribunal para que o governo federal possa programar a licitação da estrada”, comemorou o senador Carlos Viana (PSD), que desde o início do mandato vem atuando na busca de soluções para duplicação da rodovia.

O senador mineiro adiantou, ainda, que há três grupos estrangeiros interessados no leilão da BR. “É uma grande notícia para Minas Gerais. Haverá competição e tenho certeza que teremos em breve a melhor empresa para tocar a obra de duplicação da BR-381, esperada há anos por nós mineiros”, disse Viana.

Em relação ao metrô de BH, também, na reunião, foi informado que uma solução para a construção da linha 2 está bem próxima de sair. O senador Carlos Viana disse que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa que administra o metrô de Belo Horizonte, deve se tornar independente. “A empresa vai ser separada da CBTU nacional e deve receber um aporte do governo federal de R$ 1,2 bilhão, além de parte dos recursos da Vale, que o governo estadual vai receber”, explicou. “A expectativa é de que a CBTU seja colocada em leilão no final do ano”, ressaltou.

Na manhã de terça feira (23), a bancada de Minas Gerais e o governador do estado, Romeu Zema, se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o ministro Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.