fbpx

Solicitada pelo senador Carlos Viana e pelo deputado Samuel Viana, Congresso realiza sessão em homenagem aos 75 anos de Israel

O Congresso Nacional realiza, nesta segunda-feira (15), às 10h, uma sessão solene para homenagear os 75 anos de criação do Estado de Israel. A iniciativa da homenagem foi do senador Carlos Viana (Podemos-MG) e do deputado Samuel Viana (PL-MG).

“Este é o direito natural do povo judeu de comandar o seu próprio destino como todas as outras nações em seu próprio Estado soberano”. Com essas palavras, o presidente da Organização Sionista Mundial, David Ben Gurion, proclamou oficialmente o nascimento do Estado de Israel, no dia 14 de maio de 1948.

Na justificativa do pedido de sessão, o senador Carlos Viana, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, ressaltou o feitos realizados e vividos pelo povo judeu. “Foram inúmeros desafios enfrentados por Israel. Mas o ressurgimento  de um Estado Judeu em sua terra de origem foi um dos mais extraordinários acontecimentos histórico de todos os tempos”.

“Israel foi criado com o propósito de ser uma pátria para o povo judeu. Espalhados pelo mundo desde o Império Romano, os judeus mantiveram vivas suas cultura e religião e nunca deixaram de sonhar com o retorno à Terra Santa”, outro trecho do requerimento.

Israel tem cerca de 10 milhões de habitantes e tem na ciência, tecnologia, agricultura e indústria as áreas que sustentam a economia do país.