fbpx

Emenda de bancada do senador Carlos Viana assegura recursos para Barragem de Jequitaí

Barragem de Jequitaí - Senador Carlos Viana

O reinício das obras da Barragem de Jequitaí, no norte de Minas Gerais, está garantido. A proposta de emenda de bancada do senador Carlos Viana (PSD-MG), que garante mais recursos para as obras, foi acatada por unanimidade pelos deputados e senadores e está assegurada no orçamento da União de 2021, aprovado na quinta-feira (25).

“Há dois anos estamos lutando incessantemente para que a Barragem de Jequitaí se torne realidade. Quero agradecer a todos os parlamentares mineiros que aprovaram por unanimidade mais R$56 mi para o reinício da obra. Isso representa mais riqueza e desenvolvimento para o norte de Minas Gerais”, diz Viana.

Com estes recursos no orçamento deste ano, já são R$ 100 mi destinados às obras. A barragem beneficiará milhões de mineiros no combate à seca na região, gerando riqueza e renda, estimulando a produção agrícola e o turismo. A expectativa é que cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados com as obras.

As obras serão tocadas pelo o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), que pela condição administrativa de autarquia, pode acelerar ações, inclusive para licitação e contratação de serviços. O trabalho do Idene está previsto para ser iniciado já no mês de abril e se estenderá até depois da conclusão. A mudança de responsabilidade da construção da barragem da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para o Idene foi uma articulação do senador Carlos Viana e do deputado estadual Arlen Santiago, para que as obras possam ser feitas com mais celeridade.

Serão beneficiadas com a construção da barragem de Jequitaí as cidades norte-mineiras de Montes Claros, Lagoa dos Patos, Várzea da Palma, Engenheiro Navarro, Claro Dos Poções, Pirapora, Bocaiuva, Joaquim Felício, Buenópolis, Lassance, São João da Lagoa, Coração de Jesus, Olhos D´Água, Francisco Dumont, Jequitaí e Pirapora.

No ano passado, o senador esteve no local onde será construída a barragem.

Crédito da foto – Codevasf