fbpx

Projeto do senador Carlos Viana concede à cidade de Maria da Fé o título de capital do azeite extravirgem

Foi aprovado na Comissão de Educação o projeto 2889/2022 do senador Carlos Viana (Podemos) que concede ao município de Maria da Fé (MG) o título de capital do azeite extravirgem.

Maria da Fé detém um marco histórico: primeira cidade do Brasil a produzir azeite extravirgem, no ano de 2008, resultando em 40 litros do produto. As primeiras oliveiras chegaram a Maria da Fé por volta de 1935.

A cidade está localiza na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Atualmente, existe na região uma associação de olivicultores, com mais de 200 produtores que cultivam aproximadamente 800 mil plantas distribuídas em quase 2.000 hectares.

Em 2022, a região produziu 120 mil litros do produto. O pioneirismo da pesquisa se deve ao estudo e pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), que desde da década de 40 trabalha na região.

“A qualidade do azeite produzido é comparável aos melhores azeites do mundo”, disse o senador na Justificativa do projeto.

Durante a edição de um dos maiores concursos de azeites do mundo – Olio Nuovo Days Competition – realizado em Paris (França), em 2021, o azeite Monasto, da Fazenda Santa Helena, em Maria da Fé recebeu a medalha de ouro. A mesma marca foi premiada nos Estados Unidos também. As marcas Vertentes, de Andrelândia, e Zet, de Maria da Fé, também foram finalistas no concurso.

O projeto aprovado no Senado será analisado na Câmara dos Deputados.

Foto: Epamig